terça-feira, 11 de março de 2014

Festa & Transferências

Este domingo foi dia de transferências e parece que vai haver 2 novos missionários na casa. Vou ter um companheiro novo, o elder Lundeen, o meu companheiro antigo, vai para Mindelo treinar mais um missionário. É triste porque eu gostava do elder Lundeen, mas se isto aconteceu é porque eu tenho que aprender com este novo missionário que está a chegar.
Esta semana foi o batismo do Ná. Aqui toda a gente é conhecida por "nominhos" o nome real dele é Anastácio. Bem, ele foi uma daquelas pessoas que, por convite de um membro, foi à igreja e gostou muito do que viu lá. Decidiu então continuar a ir até ao ponto de ser batizado ahaha. Ele era bastante engraçado nas lições. Quando fazíamos uma pergunta ele respondia e no fim perguntava, porquê? Ao princípio pensávamos que ele estava mesmo preocupado com algo até começarmos a ignorar esse tique dele.
 A partir desse momento só tinha piada.
Mas sim, ele é uma pessoa espetacular, com muito desejo de conhecer Jesus Cristo e de seguir os ensinamentos dele. Ele já se integrou com os membros o que é algo lindo de se ver, todos juntos a andar de um lado para o outro. Faz me feliz :D
Esta semana foi também a semana da suposta festa do carnaval e das cinzas, que é o feriado que acontece na ilha de Santiago depois do Carnaval. Eu penso que perguntei a umas 50 pessoas o que realmente as cinzas significavam e a única resposta que tive foi basicamente un ka sabi pamodi, ou seja, ninguém sabia bem o porquê das "cinzas". Mas vou-vos deixar com a explicação do meu presidente do ramo. Portanto, as cinzas vêm após o carnaval. No carnaval, as pessoas andam de um lado para o outro, frenéticas e acabam por gastar muita energia, por isso, nos badiu de santiago, temos este feriado para comer cus cus com mel e peixe seco com batata doce para depois, ficar sentados ao sol durante a tarde toda.
Mas é preciso ter cuidado porque não se pode adormecer enquanto se está ao sol.
Há uma lenda que diz que o teu espirito sobe até ao céu quando comes cus cus com mel (basicamente é um bolo mesmo bom feito com farinha de milho e com mel de cana de açúcar).
Quanto ao meu aniversário foi muito bom. Festejei-o com o elder Pumbumua, porque os outros dois missionários já tinham ido para as suas respetivas áreas. Acordei e tive de limpar a casa porque estava toda suja. Parecia que tinham passado 2 tornados por lá. Depois fui para a cidade, fui a uma confeitaria comer muito bem! E depois fui ensinar cabo verdeanos a cortar cabelo de branco ahahahah. Fui para casa comprar uma botija de gás que tinha acabado e por isso o bolo que estávamos a fazer de ontem para hoje ficou por terminar.
Agora estou a escrever emails muito contente por tudo o que me escreveram. Só tenho pena de ainda não ter conseguido ver nenhum vídeo. Mas vou conseguir. Desde já agradeço por tudo.
Todos os dias digo que vos amo, porque é verdade. Estou muito grato pela família e amigos que tenho.

P.S: só tenho pena que a minha irmã já se tenha bufado sobre o que estava na caixa que me mandou eh eh lá se foi a surpresa…..
Bem, amo-vos, o meu tempo já está a acabar. Fiquem bem, fiquem drto!

Elder Gomes



1 comentário: