quarta-feira, 26 de março de 2014

Esta semana...

Estou na minha 2 transferência com 5 batismos. Sinceramente não sei se é bom ou mau, no entanto, penso que é um milagre. Na área em que estou a trabalhar as pessoas são todas católicas fervorosas, o que não é um problema porque um católico também segue Jesus Cristo da melhor maneira. A questão que se coloca é que desde que cá estou já uns 10 batismos caíram por terra, porque a família ameaça o pesquisador em questão a dizer que vão deixar de lhe falar, ou deixarão de ser família, etc. O que podemos fazer? Tenho trabalhado na área à volta da igreja, não é muito grande, já conheço praticamente toda a gente e os problemas que têm. Decidimos por isso explorar outros locais em que os missionários nunca trabalharam tão a fundo. Porque lá ninguém faz nada, ninguém cumpre compromissos.
Felizmente, o trabalho de reativação tem resultado, nas últimas 2 semanas foram 3 as reativações, sendo uma delas uma família de 4. Isto tudo para dizer que esta semana não tenho nada de muito especial para partilhar. Só que tenho lutado muito com a minha fé relativamente ao trabalho. Mas eu sei que os números não interessam, eu sei que tenho ajudado o ramo a funcionar propriamente, eu sei que há pessoas nestes locais em que vamos começar a trabalhar e sei que consigo fazer a diferença. Só preciso de exercer fé e deixar de pensar o que tenho ou não em casa, ou que as coisas não estão a correr como eu queria.
Tenho um excelente companheiro e vivo com mais 2 excelentes Elders. Também tive uma entrevista com o Presidente Oliveira e provavelmente vou treinar para a próxima transferência, que ele é um homem incrível e sinto o espírito de uma forma tão forte quando estou com ele. Está tudo bem comigo. Façam o que agrada a Deus e tudo estará bem.

Abreijos Elder Gomes


terça-feira, 18 de março de 2014

Cabra montesa??!

Já se passaram 7 semanas desde que estou aqui e posso dizer que oficialmente já percebo e falo o criolo da área como também já tenho o certificado de cabra montesa, isto porque a única coisa que faço é subir e descer montes eheheh.
 O próximo nível será atingido quando conseguir andar à noite sem luz. Não sei se vai ser fácil, mas vou começar já a praticar.
Esta semana recebi um novo companheiro. O meu "padrasto" de missão  vai fazer 19 anos no dia 21 de Março. Ele está há 7 meses em Cabo Verde e a melhor qualidade dele é que me vai fazer engordar bastante neste tempo que vamos estar juntos. Ele sabe fazer uns gelados/bolos de categoria. Ele é dos Estados Unidos e até é bastante parecido comigo, adora criar e destruir coisas, o que é bom :D
Esta semana foi um bocado esquisita e boa ao mesmo tempo.
Boa porque tivemos um batismo, o qual já estavamos a trabalhar há algum tempo. E daqui a pouco tempo ele vai-se casar. Não sei bem quando mas pelo menos dentro dos 3 próximos meses eheh. É interessante como o sentimento de poder ajudar alguém a seguir este caminho não muda. É basicamente imutável. Sempre aquele calorzinho e felicidade pelo outro.
 É verdade que quando ajudas alguém verdadeiramente os 2 se edificam.
 Bem, esquisita porque quase toda a gente que está a falar connosco não está a agir.
No entanto, esta semana encontramos imensas pessoas novas com quem partilhar a mensagem e que nunca tinham falado com os missionários, o que para estes lados é algo muito raro. Posso dizer que estou animado para a próxima semana.
Esta semana, também, devido à minha criatividade e do meu companheiro, decidimos dar asas à imaginação e fazer algo útil. Fizemos um tabuleiro de xadrez para poder jogar quando nos apetecer. Bem não está lá grande coisa, mas é o que se arranja, e para o propósito que foi feito funciona muito bem.

Amo-vos a todos e tenham uma boa semana :>
Elder Gomes





terça-feira, 11 de março de 2014

Festa & Transferências

Este domingo foi dia de transferências e parece que vai haver 2 novos missionários na casa. Vou ter um companheiro novo, o elder Lundeen, o meu companheiro antigo, vai para Mindelo treinar mais um missionário. É triste porque eu gostava do elder Lundeen, mas se isto aconteceu é porque eu tenho que aprender com este novo missionário que está a chegar.
Esta semana foi o batismo do Ná. Aqui toda a gente é conhecida por "nominhos" o nome real dele é Anastácio. Bem, ele foi uma daquelas pessoas que, por convite de um membro, foi à igreja e gostou muito do que viu lá. Decidiu então continuar a ir até ao ponto de ser batizado ahaha. Ele era bastante engraçado nas lições. Quando fazíamos uma pergunta ele respondia e no fim perguntava, porquê? Ao princípio pensávamos que ele estava mesmo preocupado com algo até começarmos a ignorar esse tique dele.
 A partir desse momento só tinha piada.
Mas sim, ele é uma pessoa espetacular, com muito desejo de conhecer Jesus Cristo e de seguir os ensinamentos dele. Ele já se integrou com os membros o que é algo lindo de se ver, todos juntos a andar de um lado para o outro. Faz me feliz :D
Esta semana foi também a semana da suposta festa do carnaval e das cinzas, que é o feriado que acontece na ilha de Santiago depois do Carnaval. Eu penso que perguntei a umas 50 pessoas o que realmente as cinzas significavam e a única resposta que tive foi basicamente un ka sabi pamodi, ou seja, ninguém sabia bem o porquê das "cinzas". Mas vou-vos deixar com a explicação do meu presidente do ramo. Portanto, as cinzas vêm após o carnaval. No carnaval, as pessoas andam de um lado para o outro, frenéticas e acabam por gastar muita energia, por isso, nos badiu de santiago, temos este feriado para comer cus cus com mel e peixe seco com batata doce para depois, ficar sentados ao sol durante a tarde toda.
Mas é preciso ter cuidado porque não se pode adormecer enquanto se está ao sol.
Há uma lenda que diz que o teu espirito sobe até ao céu quando comes cus cus com mel (basicamente é um bolo mesmo bom feito com farinha de milho e com mel de cana de açúcar).
Quanto ao meu aniversário foi muito bom. Festejei-o com o elder Pumbumua, porque os outros dois missionários já tinham ido para as suas respetivas áreas. Acordei e tive de limpar a casa porque estava toda suja. Parecia que tinham passado 2 tornados por lá. Depois fui para a cidade, fui a uma confeitaria comer muito bem! E depois fui ensinar cabo verdeanos a cortar cabelo de branco ahahahah. Fui para casa comprar uma botija de gás que tinha acabado e por isso o bolo que estávamos a fazer de ontem para hoje ficou por terminar.
Agora estou a escrever emails muito contente por tudo o que me escreveram. Só tenho pena de ainda não ter conseguido ver nenhum vídeo. Mas vou conseguir. Desde já agradeço por tudo.
Todos os dias digo que vos amo, porque é verdade. Estou muito grato pela família e amigos que tenho.

P.S: só tenho pena que a minha irmã já se tenha bufado sobre o que estava na caixa que me mandou eh eh lá se foi a surpresa…..
Bem, amo-vos, o meu tempo já está a acabar. Fiquem bem, fiquem drto!

Elder Gomes



terça-feira, 4 de março de 2014

Bacon!!!

Apresento-vos o meio de transporte na jungle de Santiago. É chamado de Hiass. Basicamente as pessoas amontoam- se lá dentro e acaba por ser como um autocarro. Amigos, este nem está muito cheio, mas isto não é uma queixa… não há nada melhor que um Hiass, porque lá, faz- se contatos que é uma coisa doida. Acabamos sempre por encontrar alguém que queira ouvir a nossa mensagem ahaha.
Esta semana infelizmente não houve batismos :( o que não quer dizer que não tenha trabalhado txeu! No entanto, houve outro grande evento esta semana. O meu companheiro fez 19 anos. Já viram, fazemos anos quase na mesma altura. A nossa celebração foi um bocado pobre, primeiro porque era domingo e nós ao domingo não devemos comprar nada, e também porque era domingo de jejum e por último nem sequer nos lembramos de comprar nada. No entanto, tínhamos bacon!
Um aniversário para ser um aniversário só precisa de bacon!
 Então, acabamos por ter um bom tempinho, e muito alegres e felizes celebramos mais um ano do meu excelente e muito bom companheiro Elder Lundeen. 
Com ele aprendi muitas coisas, mas posso dizer que aprendi mais pelo fato deste ser simpático e cordial com toda a gente, dá um exemplo correto e desperta a atenção das pessoas. Querem ver?
Esta semana encontramos um casal que estava a acabar de dar catequese a miúdos. Falamos com eles e eles foram muito simpáticos e então conseguimos marcar um dia para falar com eles. No dia marcado, eles aceitaram a mensagem com muito grado e muito interessados aceitaram o nosso convite para orar para saber se Joseph Smith foi um profeta. Marcamos outro compromisso. Ao falarmos sobre as coisas, a esposa do casal disse que uma das coisas que os fez ouvir a nossa mensagem foi mesmo por nós termos sido tão respeitosos, cordiais e bem-educados. Isto fez com que eles quisessem saber o que nós tínhamos tanto desejo em partilhar. É uma história simples, mas aprendi que ao sermos corretos com a nossa atitude, outras pessoas reconhecem e têm curiosidade em saber o porquê de sermos assim. Ao termos esta atitude, também vos posso dizer que somos recompensados e sentimo-nos melhores e mais contentes porque as pessoas sentem -se bem à nossa volta.

Abreijos Elder Gomes