segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Conta as Bênçãos... conta quantas são...!

Esta semana vou falar sobre as mulheres e homens mais idosos de Cabo Verde que têm uma tradição bastante engraçada, que é, dar bênçãos.
Basicamente cumprimentam- se a dar bênçãos e quando não pedes a alguém mais velho uma bênção, eles veem isso como má educação.
Então, e com o espirito de treinador de Pokémon que está dentro de mim, tenho feito um esforço para apanhar todas as bênçãos, visto que cada pessoa tem uma forma particular de a dar. Acho que a que gostei mais esta semana foi a anjo da guarda - sa ta guarda bo. Guia para pedir bênção: aproximaste do idoso(a) mais próximo e dizes: "nho (nha) da bênção" é bastante simples e as pessoas daqui do interior gostam do respeito que demonstras ao fazer isso.
Segunda-feira foi a despedida do Ito, ele vai servir missão aqui em Cabo Verde. Foi tudo muito bom, bons testemunhos, bons discursos, mas adivinhem quem foi o único que chorou? Aqui o vosso Elder Gomes. Aos poucos já consigo controlar o choro, não me julguem!
Felizmente, não tenho chorado quando tenho batismos. Esta semana houve mais um. O batismo do pai. Estava pouca gente, mas o espirito presente era exatamente igual. E por sermos poucos, se calhar por causa disso, deu para sentir mais... uff lá estava a lágrima no canto do olho, especialmente quando ele prestou testemunho no seu crioulo "romanchado" (significa muito fechado). Percebi exatamente tudo o que ele disse. Quando temos o espirito connosco ele nos ajuda sempre a perceber tudo o que as outras pessoas dizem.
Ele é um grande exemplo de dedicação e perseverança. Tenho encontrado excelentes exemplos em pessoas que não são da igreja mas que têm um grande desejo em se batizar.
 Realmente é uma experiência que me faz desenvolver muita humildade por este povo e estou muito grato por aqui estar.

Esta semana também foi umas das mais frias que eu já tive desde que estou aqui. Sim, porque isto é literalmente como o deserto Sara. Têm aqui as 4 estações num só dia. De manhã é primavera, à tarde é verão em que estou a morrer de calor, ao fim da tarde é quando se está melhor, aquela brisa boa típica do outono, e de noite um frio que te congela os ossos ahaha como podem ver eu até fico assustador com o frio :<
Ah e demorou 5 semanas até eu ter o meu primeiro acidente a cortar a barba, nada de mais, estou bem :D
Com amor

Elder Gomes












Sem comentários:

Enviar um comentário