quarta-feira, 30 de julho de 2014

Dom de Linguas


Esta semana, nada correu como pretendiamos. Parece que tudo o que tinhamos em andamento caiu por terra.
Ou começam a trabalhar aos domingos porque a patroa vai para a China, ou vão começar a estudar e a trabalhar e ficam super ocupados ficando sem folga ao domingo, ou acabam as férias e começam a trabalhar e a colega vai de férias por isso têm de fazer os 2 turnos, ou então simplesmente vão para festas e depois não vão à igreja ao domingo.
O verdadeiro problema é não estarem realmente convertidos. As pessoas não querem realmente fazer sacrificios para seguir o caminho que, como sabemos, nunca deixou de ser estreito e apertado.
Como a minha motivação e ânimo estão um bocado em baixo, parece que isso tudo se reflecte nos pesquisadores que estão a ter problemas de chegarem à conversão.
Felizmente com os membros do ramo está tudo bem, especialmente com os jovens. É bom ver que estão muito unidos e divertem- se muito juntos, ajudando-se uns aos outros. É excelente poder ver isso :) Realmente ajuda muito se os jovens tiverem amigos que os ajudem, de forma a conseguirem crescer juntos, amigos com os mesmos padrões e que não têm medo de fazer o que tu fazes.
Se fosse assim em todo o lado era excelente eh.
Bem mas nem tudo corre mal, neste momento já pareço praticamente um americano! Tenho treinado o meu inglês e modéstia à parte acho que está muito bom. Descobri que tenho um dom com linguas e dialetos. Já consigo falar o crioulo aqui do Sal também muito bem. Como tem várias semelhanças com o português consigo quase fala-lo fluentemente. Quanto ao badiu da Praia, é um pouco estranho, mais dificil, mas vou chegar lá.

Tenham uma boa semana.
Com amor

Elder Gomes




terça-feira, 22 de julho de 2014

Gente boa de Cabo-Verde!

Mais uma semana, é verdade!
Bem, comigo está tudo bem. Esta semana esforça-mo-nos muito para conseguir ter novas pessoas para ensinar. Tínhamos uma boa transferência planeada com muita gente a progredir mas parece que as coisas gostam de correr mal. Muita gente a começar a trabalhar ao domingo, muita gente a ir de férias para fora e nós a ficarmos um pouco à nora sem saber o que fazer. No entanto, é bom saber que mesmo assim muita gente continua a ir à igreja e a frequência continua alta.
Não costumo escrever para além das pessoas que batizo, mas hoje decidi falar-vos sobre alguém que gosto muito e tenho trabalhado desde que cheguei aqui.
 Chama-se Ana e é a mãe de alguns membros, mas ela nunca deu muita importância à igreja. Parece que ultimamente ela mudou de ideias, visto que nos recebe sempre muito contente. É alguém que além de ter 6 filhos (todos já adultos) ainda adoptou mais uma criança porque os pais eram viciados em álcool e pouca atenção davam à filha.
 Não vivem nas melhores das condições, mas dão graças a Deus por tudo o que têm e partilham e amam-se de uma maneira que realmente só visto.
O verdadeiro exemplo de que as coisas materiais não são tão importantes como as pessoas que ama-mos. Independentemente do trabalho que aqui fizer, algo que realmente valia a pena era a possibilidade de poder baptizar esta senhora. Poder ajudá-la a ter a família eterna que está prometida a todas as pessoas que seguem e valorizam o evangelho de Cristo. Tenho esperança que isso possa acontecer. Talvez para a próxima semana envie uma foto com ela.
Ah já agora aproveito e mostro foto do primeiro incidente em Cabo Verde com as calças eh eh.
E como estamos no verão e as meninas gostam de tirar fotos das pernas de como estão bronzeadas, eu também tiro das minhas porque quero estar na moda.
Com amor
Elder Gomes





terça-feira, 15 de julho de 2014

Nossa lei é trabalhar... trabalhar!

Esta foi a semana em que conseguimos realmente ver os frutos do trabalho que estamos a fazer.
 Bem, na transferência passada quando tal aconteceu, mudei-me para o Sal, por isso agora vamos ver o que acontece ahah.
Eu gostava de poder ficar aqui no Sal, gosto do ambiente e das pessoas.
Tivemos um batismo a semana passada, chamasse Rosi. Fez-me lembrar a altura em que estava na minha área anterior, e em que eu precisava de "lutar" contra os pais, para ter aprovação para o batismo. A mesma coisa aconteceu com ela, mas felizmente tudo correu bem.
Uma das coisas mais especiais da semana passada foi o número de pessoas que esteve presente na reunião sacramental. Parece que toda a gente se lembrou que era Domingo, o dia do Senhor, estava tanta gente que tiveram de ir buscar mais cadeiras para todos se sentarem. Desde que estou aqui a frequência tem oscilado entre 70 a 80, mas esta última semana estavam 102 pessoas. Continuo sem perceber de onde é que eles todos apareceram, o que acabou por ser estranho.
O trabalho tem estado muito bom, mas é difícil encontrar pessoas novas, mas sempre que as encontramos são as mais "certas" e confiáveis. É engraçado a diferença de cultura. 
Ah e o casamento correu bem! Tenham uma boa semana.
 Com amor
Elder Gomes






terça-feira, 8 de julho de 2014

6 Meses

Cheguei aos 6 meses!
Sou tão novo na missão que até dá impressão lol.
Tenho 6 meses e continuo a ser dos mais novos.
 Esta semana chegam missionários novos, mas mesmo assim... 
Bem, esperemos que esta seja uma boa semana, é o início da minha 5 transferência, e parece que vou ficar mais uma na ilha do Sal. Mas esta semana vai ser especial. É a primeira vez que vou assistir a um casamento aqui em Cabo Verde. São uns investigadores das sisters. Vai ser bom porque todo o ramo está a apoiá-los. Não sei porquê mas aqui em Cabo Verde toda a gente tem medo do casamento. Até assusta! Há pessoas que estão juntas há mais de 15 anos mas ainda não tiveram coragem para se casar.
 Bem, sabe-se que o casamento é um mandamento do Senhor, por isso até gostava de poder ajudar várias pessoas a poderem-se casar para que estejam preparadas para criar uma família.
Também está a chegar o verão e o tempo de calor...
Estou a morrer, é super quente e temos de andar na rua constantemente. Por alguma razão não se veem turistas nenhuns nesta altura.
Mas bem, mais notícias na próxima semana.
Com amor.

 Elder Gomes

quarta-feira, 2 de julho de 2014

Novo Companheiro...

Eu estou bem!
 Esta semana recebi um novo companheiro, Elder Gunther, pois o Presidente Oliveira quis fazer algumas alterações antes de se ir embora.
Estava a adorar o tempo com o Elder Lee, mas verdade seja dita, poderíamos estar mais focalizados no trabalho.
Quando se é demasiado amigo às vezes as coisas ficam demasiado relaxadas ahaha.
 Mas, está tudo bem sim, eu e o meu novo companheiro temos planos para trabalhar e para ajudar o ramo a crescer, como é óbvio.
E como é óbvio também, continuamos a trabalhar todos os dias para que possamos ajudar as pessoas.
Espero que todos estejam bem!
Com amor
 Elder Gomes